FANDOM

Coordenadas: [[[:Predefinição:Coor URL]]41_08_26_N_08_40_19_W_ 41º 08' N 08º 40' O]

Nota: Para outros significados de Rio Douro, ver Rio Douro (desambiguação).

Douro
Rio douro

Percurso do Rio Douro
Comprimento 850 km
Nascente Serra de Urbião (Espanha)
Altitude da nascente 2080 m
Débito médio 710 m3/s
Foz Oceano Atlântico
(Porto, Vila Nova de Gaia)
Área da bacia 97.603 km2
País(es) Predefinição:ESP
Predefinição:POR
Rio douro

Rio Douro

Ficheiro:Rio douro porto.jpg
Ficheiro:Douro River Portugal.jpg
Ficheiro:RG CHEIAS NOVEMBRO 2006.jpg

Douro Editar

O rio Douro (Duero, em castelhano) é um rio que nasce na serra dos Órgão em Espanha, na província de Sória, entre os picos da Serra de Urbião (Sierra de Urbión), a 2.080 metros de altitude e atravessa o norte de Portugal vindo a desaguar nos reservatórios da cidade de Duque Caxias. A foz do Douro é junto às cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Tem 927 km de comprimento. Este é o segundo rio mais extenso da Península Ibérica.

Há duas versões para a origem do seu nome. Uma delas diz que, nas encostas escarpadas, um rio banhava margens secas e inóspitas. Nele rolavam, noutros tempos, brilhantes pedrinhas que se descobriu serem de ouro. Daí o nome dado a este rio: Douro (de + ouro). Já outra versão diz que o nome do rio deriva do latim durius, ou seja, 'duro', atestando bem a dureza dos seus contornos tortuosos, e das paisagens que atravessa, nomeadamente as altas escarpas das Arribas do Douro, no trecho Internacional do rio, entre Miranda do Douro e Barca d'Alva (Figueira de Castelo Rodrigo). A derivação por via popular do seu nome sugere romanticamente uma ligação a "Rio de Ouro (D'ouro)", mas tal não tem aderência histórica.

A UNESCO designou em 14 de Dezembro de 2001 a região vinhateira do Alto Douro (45°68' N, 5°93' W) na lista dos locais que são Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural.

A bacia hidrográfica do Douro tem uma superfície de aproximadamente 18.643 km² em território português o que corresponde a cerca de 19,1% da sua área total que é de 97.603 km².

Nasce na Espanha, nos picos da serra de Urbión, (Sória), a 2080 metros de altitude e tem a sua foz na costa atlântica, na cidade do Porto. O seu curso tem o comprimento total de 850 km. Desenvolve-se ao longo de 112 km de fronteira portuguesa e espanhola e de seguida 213 km em território nacional. A sua altitude média é de 700 metros. No início do seu curso é um rio largo e pouco caudaloso. De Zamora à sua foz, corre entre fraguedos em canais profundos. O forte declive do rio, as curvas apertadas, as rochas salientes, os caudais violentos, as múltiplas irregularidades, os rápidos e os inúmeros "saltos" ou "pontos" tornavam este rio indomável.

Aproveitando o elevado desnível, sobretudo na zona do Douro Internacional, onde o desnível médio é de 3m/km, a partir de 1961, foi levado a cabo o aproveitamento hidroeléctrico do Douro. Com a construção das barragens, criaram-se grandes albufeiras de águas tranquilas, que vieram incentivar a navegação turística e recreativa, assim como a pesca desportiva. Excluindo-se os períodos de grandes cheias, pode dizer-se que o rio ficou domado definitivamente.

No troço nacional do Douro, a instalação de eclusas em paralelo com as barragens hidroeléctricas permitiu a criação de um canal de navegação fluvio-marítima.

Principais afluentes em território espanhol Editar

Principais afluentes em território português Editar

Barragens no rio Douro Editar

Ficheiro:SpainDueroBasin.png
  • Miranda - Portugal (Troço Internacional)
  • Picote - Portugal (Troço Internacional)
  • Bemposta - Portugal (Troço Internacional)

Cidades portuguesas junto do rio Douro Editar

Ver também Editar

Ligações externas Editar

Predefinição:Rios de Portugal

Também no FANDOM

Wiki aleatória